Categoria 1

Economia Solidária e protagonismo feminino


Apucarana/PR

Sinopse: Iniciativa empreendedora que favorece o empoderamento de mulheres em situação de violência doméstica por meio de práticas da economia solidária que favorecem o empreendedorismo e o protagonismo feminino.

 

 

Material Complementar

Saiba mais sobre esta iniciativa

Nossa iniciativa busca resolver problemas de mulheres em situação de violência doméstica, fora do mercado formal de trabalho, sendo reféns de conviventes agressores. Necessidade de fortalecer e empoderar estas mulheres pela via da autonomia financeira, onde optamos pela prática da economia solidária rumo ao protagonismo feminino.

A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família inicia então, em 2013 este desafio que atualmente está consolidado como política pública no município oferecendo opções para superação e enfrentamento, tendo como ferramenta principal o empreendedorismo popular.

A violência doméstica é uma mazela social e esta iniciativa propõe e oferece ferramentas para a execução de uma política pública fortalecida por uma rede de enfrentamento com ações continuadas. Apucarana, além de ser uma cidade empreendedora, tem uma administração sensível e humanizada.

A experiência segue educando e emancipando pessoas, propondo um novo modelo econômico permeado por valores democráticos e solidários na busca do conhecimento e desenvolvimento humano. Nosso mercado ainda é capitalista, porém encontramos na prática da economia solidária uma forma de enveredar para a proposta do mercado justo e solidário, como ferramenta para geração de trabalho e renda e consequentemente transformação de vidas.

Sim. Totalmente inovadora, pois consegue atrelar uma grande mazela social a um novo modelo econômico de economia solidária/criativa, disseminando ações e práticas coletivas de empreendedorismo, as quais têm transformado vidas, além de já estar fazendo parte do contexto econômico do município.

Nosso mercado é a sociedade, os munícipes. Embora tenha iniciado junto a mulheres, sob o foco da violência doméstica, a iniciativa cativou toda a coletividade e atualmente estende -se ao âmbito intrafamiliar e comunidade como um todo. Dada a relevância do projeto, a iniciativa possui alto índice de replicabilidade, podendo ser implementado em outras cidades e regiões do país.

Esta iniciativa liderada pela Rede de Mulheres Solidárias e coordenada pela Secretária da Mulher e Assuntos da Família atende um perfil de cliente "social”, composto por cidadãs e cidadãos apucaranenses. Prioritariamente, o projeto atende mulheres em situação de violência doméstica, fora do mercado formal de trabalho que buscam ressignificarem suas vidas por meio do empreendedorismo social e empoderamento feminino.

Nosso diferencial é o "olhar" justo, solidário e amoroso ao ser humano.

Nosso produto não tem preço. Ele tem valores sociais. O valor dele está em cada parcela de transformação da vida de uma mulher/ família. É do tamanho do sonho de cada um que busca o serviço.

Nossos usuários interagem por meio de encaminhamentos via secretarias municipais e a sociedade. A participação é feita mediante capacitações de integração e aperfeiçoamento, feiras, eventos, comercialização de produtos e serviços ofertados pelos integrantes do projeto em espaços públicos compartilhados, confraternizações, reuniões com lideranças e intensa participação da rede de economia solidária como um todo.

A prefeitura realiza a divulgação do projeto, realiza a seleção e capacitação dos participantes na perspectiva da economia solidária e proporciona o encaminhamento dos produtos para a comercialização nos chamados espaços públicos compartilhados e/ou canais de apoio e fomento, além da participação em feiras municipais e regionais, participação em oficinas, cursos, workshops e trocas de saberes como forma de atualização e gestão de negócios. Também realiza o monitoramento e acompanhamento constante por meio de incubadora e segmentos parceiros que possibilitam um movimento social e econômico de realimentação com vistas ao crescimento coletivo e sustentável.

A iniciativa busca adquirir uma parcela de mercado aberta e inclusiva que se adapte a todos os segmentos de produção popular. Trata-se de um novo modelo econômico que perpassa inicialmente pelo íntimo das maiores ansiedades do ser humano que é do pertencimento, em que é possível empreender a partir de um sonho, garantindo a geração de trabalho, renda e satisfação profissional. A iniciativa é consolidada no município como política pública, de caráter contínuo.

Nossa iniciativa é INCRÍVEL...ela não concorre, ela seduz. Compartilha e agrega.

Nosso diferencial competitivo é a simplicidade e o despojamento do processo: aberto, inclusivo, justo e solidário.

Nossos parceiros são a Administração Pública Municipal, na pessoa do Prefeito e secretariado, o Sistema S, Universidades, ONGs, empresários do comércio, da indústria, de bens e serviços, clubes de serviço, organismos estaduais, igrejas, Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, estudantes, profissionais liberais e voluntários. Todos continuam caminhando conosco, sempre!

A equipe tem como motivação principal a transformação social e o desenvolvimento sustentável do município baseada nas melhores práticas da economia solidária e do empreendedorismo social. Nos motiva compartilhamos um olhar sensível que mostra o caminho, propõe alinhamento, abre canais e apoia incondicionalmente, ampliando esta visão às demais secretarias municipais que abraçam a causa.

A iniciativa implantada consolida-se a cada dia no município. Está popularizada e a tendência atual é atrelar a iniciativa ao crescimento demográfico de Apucarana.

Por ser tratar de uma iniciativa empreendedora de âmbito municipal, o seu escalonamento depende de demanda da população, novos investimentos e parcerias. No entanto, por se tratar de uma iniciativa inovadora que pode ser escalonada e implementada em outras cidades do Brasil e do exterior, à medida que a mesma seja compartilhada como um case de empreendedorismo social e forma de empoderamento pessoal e coletivo.

Esta iniciativa é passível de ser implantada em todos os municípios de pequeno, médio e grande porte com raio de ação urbano e rural. Embora a iniciativa venha sendo construída com sucesso desde 2013, com recursos livres do município, ainda esbarramos na necessidade de um orçamento específico. Outro aspecto importante é que se mantenha o olhar sensível e humanizado dos líderes, o que é fator preponderante para o crescimento.

Em 12 meses: Implantar a Rede de Economia Solidária Interbairros que vai permitir um intercâmbio e geração de negócios.

Em 24 meses: Padronizar os Espaços Públicos Compartilhados, reformando, revitalizando e caracterizando, como forma de fixação da imagem da iniciativa.

Em 36 meses: Conquistar nosso tão sonhado Centro Público da Economia Solidária como referência em Empreendedorismo e Protagonismo, com a missão de acolhimento. Comprovando que políticas públicas bem conduzidas tem o poder de transformar realidades.

Contato
gabinete@apucarana.pr.gov.br
(43) 99626-0531