CATEGORIA 2

Cidade Empreendedora – Criando Oportunidades


Indaial/SC

 Sinopse: Esta iniciativa visa estimular a formalização de empresas, desburocratizando os processos e capacitando empreendedores de pequenos negócios a serem empresários de sucesso por meio da inclusão social produtiva.

 

 

 

Saiba mais sobre esta iniciativa

Antes da implantação do Projeto “Cidade Empreendedora – Criando Oportunidades” o município não tinha uma política pública voltada aos processos de formalização de empresas. Todos os procedimentos eram morosos e burocráticos, levando em média 90 dias para obtenção de uma licença de funcionamento. Ao desejar abrir seu negócio na cidade, o empreendedor deparava-se com várias legislações e tinha que percorrer vários órgãos públicos encarregados pela liberação do licenciamento na cidade.

Todo processo de abertura gerava inúmeros documentos repetidos, pois cada órgão responsável tinha procedimentos únicos. Antes do projeto, o pensamento dominante no município era pela busca de grandes empresas, situação essa que vai em desencontro com a força das Micro e Pequenas Empresas que representam mais de 50% do emprego com carteira assinada. Além disso, já ser um enorme problema, não tínhamos uma política voltada a capacitação dos empreendedores da cidade e muito menos estimulávamos o pequeno empreendedor a participar das licitações públicas/compras governamentais.

Atualmente, este problema está sendo resolvido por um conjunto de soluções, a partir de parcerias com outros órgãos e entidades

Sim, muito doloroso. Pois imaginem um empreendedor querendo se instalar no município e tendo que gastar tempo percorrendo vários setores, fazer todo investimento de implantação de seu negócio e ter que esperar por quase 90 dias para obter uma simples viabilidade de instalação. O pequeno empreendedor, obrigatoriamente, precisa procurar um contador, sendo que, o município não dispunha de um local apropriado para obtenção de informações básicas. Todo procedimento era fragmentado e muitas vezes ocasionava a duplicidade de informações e demora na resposta.

Por mais que o poder público se esforce no sentido de fazer com que novos negócios se instalem na cidade, bem como os já existentes se consolidem, esse esforço é sempre insuficiente para minimizar de forma considerável as deficiências apontadas nos indicadores econômicos e sociais. Diante disso, os atores do desenvolvimento local entenderam a necessidade de concentrar esforços massificados para estimular a formalização, desburocratizando os processos e capacitando pequenos empreendedores a serem empresários de sucesso. Assim identificamos que esta iniciativa seria uma boa solução, tendo um espaço diferenciado e de referência para atendimento, um ambiente de apoio e orientação ao empreendedor, com uma legislação desburocratizada e favorável ao empreendedorismo local.

Hoje, com o projeto praticamente consolidado, conseguimos ser referência no atendimento aos pequenos negócios da cidade. Tanto é verdade que no ano de 2021 a Sala do Empreendedor alcançou a marca de 14.873 atendimentos. Passamos de 1.700 MEIs para mais de 6.000 MEIs cadastrados no município, passamos de 2.000 ME e EPPs para mais de 4.000 ME e EPPs. Em pesquisa realizada pelo SEBRAE/SC, de imagem e percepção do empreendedorismo no município alcançamos o 1º Lugar no Ranking Geral Estadual de Acessibilidade das Informações para a abertura de negócios no município. Com toda certeza, nos tornamos referência aos nossos empreendedores e esse é nosso público-alvo.

Sim. Inovamos no atendimento, quando centralizamos todos os serviços em um único ambiente, hoje os empreendedores saem formalizados e orientados de um único lugar. Inovamos quando colocamos a disposição dos contadores a solução de processos digitais, não necessitando se deslocarem a prefeitura para encaminhar documentações. Inovamos quando colocamos a disposição do empreendedor um sistema de viabilidade integrado a Junta Comercial do Estado, fazendo com que o empreendedor tenha uma viabilidade de instalação em até 23 horas. Inovamos, quando colocamos no ar um site onde o empreendedor tem todas as orientações sobre abertura, baixa e alteração de empresas. Inovamos quando disponibilizamos aos empreendedores grupos de WhatsApp onde encaminhamos orientações sobre licitações, cursos entre outros assuntos. Inovamos quando colocamos a disposição dos empreendedores um atendimento 24h por meio de um chat de Autoatendimento. Inovamos quando ofertamos crédito aos empreendedores por meio do Juro Zero Indaial, onde foram firmados 233 contratos, injetando na economia R$ 1.750.000,00 em plena pandemia. Nas compras públicas criamos um site “Compra Indaial” e a lista de transmissão pelo WhatsApp, na qual são divulgadas as licitações do município. E por fim, inovamos quando deixamos de utilizar mais de 3.000 mil folhas de papel por ano, com a implantação deste projeto.

Hoje temos 6.130 MEIs, 4.180 demais empresas formalizadas no município e no ano de 2021 atendemos 14.873 empreendedores. Capacitamos cerca de 2.000 empreendedores nas mais diversas áreas e aumentamos o poder de compras junto as ME e EPPs em 225% durante este período.

São empreendedores que queiram se instalar no município, empreendedores formalizados, pequenos agricultores, grandes empresários, cooperativas de crédito, bancos de microcrédito e toda a cadeia produtiva do município.

Proporcionamos um tratamento diferenciado e unificado ao empreendedor que queira se instalar no município. Estimulamos a formalização, a capacitação e prestamos toda a orientação, em um ambiente inovador de atendimento,

contribuindo para dinamizar a economia local, gerando emprego, renda e inclusão social produtiva.

Nosso produto/serviço entrega valores imensuráveis, pois o valor de uma política pública de sucesso está no reconhecimento de seus usuários, pois vejamos:

PESQUISA DE IMAGEM E PERCEPÇÃO DO EMPREENDEDORISMO NO MUNICÍPIO

QUESITO – SATISFAÇÃO COM MEDIDAS DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO
87,31% - CONCORDAM                                       65,09% Média de SC

QUESITO – PODER PÚBLICO MUNICIPAL COMO FACILITADOR DO EMPREENDEDORISMO

96,02% - CONCORDAM                                       60,32% - Média de SC
QUESITO – FACILIDADE PARA ABRIR UM NEGÓCIO
8,29 PONTOS                                                       5,75 Pontos Média de SC

QUESITO – ACESSIBILIDADE DAS INFORMAÇÕES PARA ABERTURA DE NEGÓCIOS

8,97 PONTOS                                                       5,79 Pontos Média de SC
QUESITO – PERCEPÇÃO DE INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO
8,94% PONTOS                                                    6,97 Pontos Média de SC
QUESITO – APOIO DA INICIATIVA PÚBLICA
8,00 PONTOS                                                       5,52 Pontos Média de SC
QUESITO – PERCEPÇÃO DE MUDANÇA
95,52% - CONCORDAM                                       84,47 – Média de SC

 

Fonte: Pesquisa Realizada em 75 municípios catarinenses, com residentes/trabalhadores do município, através de entrevista por telefone (C.A.T.I.) durante o período de 15/12/2021 a 14/02/2022 com amostra de 400 respondentes validados representando nos valores gerais um nível de confiança de 95% e erro amostral de +/-

5%. A análise considera a transformação das respostas por uma escala Likert com cinco posições em nota de 0-10 para facilitar a leitura e compatibilidade entre municípios. Os respondentes declaram-se como: 6% possuem empresas, 27,75% têm filhos em escolas públicas e 0,75% empreenderam nos últimos 6 meses. Realização: Foco Opinião e Mercado, conforme contrato nº90/2021, firmado entre o SEBRAE e a Foco Opinião e Mercado.

De forma presencial, por atendimento via ChatBot (WhatsApp (47) 33178800), por processo digital (www.indaial.sc.gov.br/empreendedor), pelos grupos formados via WhatsApp, por meio dos cursos de capacitação e de consultorias individuais.

Nossa solução funciona no prédio central da Prefeitura, em duas salas amplas e equipadas para o atendimento. Dispomos de 3 atendentes diretos, 2 estagiários de suporte e um fiscal tributário de plantão. Dispomos também de um totem de autoatendimento. Ofertamos mais de 30 serviços aos empreendedores,

capacitações e consultorias individuais. Dentro da solução, temos a Semana do

Microcrédito que é ofertado pelas cooperativas parceiras. O Processo de viabilidade de abertura de empresas integra todos os órgãos competentes por meio do sistema GCIM, onde tudo é realizado de forma online. Temos um atendimento diferenciado aos contadores, que realizam todas suas demandas por processo digital, sem a necessidade de se deslocarem até a Sala do Empreendedor. Temos atendimento via WhatsApp, onde implantamos o ChatBot, que tira as principais dúvidas dos empreendedores. Disponibilizamos a confecção das notas de serviço e notas de serviço avulsa pelo portal do município ou por aplicativo de celular. Orientamos ainda, sobre os processos de licitações em aberto no município.

Nosso objetivo principal é fomentar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e em especial o microempreendedor individual, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social e digital, reduzindo a informalidade. Não há um tempo definido, pois uma política pública de sucesso deve perdurar por muito tempo.

Não temos concorrentes, mas sim parceiros.

O que diferencia de outras Salas do Empreendedor é o atendimento centralizado, unificado e desburocratizado. Temos ainda todo suporte digital, atendimento via ChatBot 24 horas e serviços digitais. Site com todas as informações, cartilhas orientativas entre outros serviços postos à disposição.

SebraeSC – Cooperativas de Crédito Sicredi – Sicoob – Via Credi – CDL/Câmara de Dirigentes Lojistas – ACIDI/Associação Comercial e Industrial de Indaial – UNIASSELVI – Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico – Secretarias de Governo.

A equipe durante todo esse tempo se manteve motivada, tanto que em 2022 ganhou dois importantes reconhecimentos, o Selo Ouro em atendimento do SebraeSC, e o Selo Diamante em Atendimento do Sebrae Nacional (a única do Estado de SC).

Estamos na expectativa para a implantação da “Casa do Empreendedor”, o que permitirá a ampliação dos serviços disponíveis. Neste ambiente teremos salas de treinamento, salas de reunião, espaço coworking, espaço para exposição de produtos de nossos pequenos empreendedores e artesões. Teremos um ambiente

chamado de MOVEC, onde poderemos acompanhar o desempenho das empresas no município, através do Movimento Econômico.

Anexo ao espaço teremos, em parceria com a Secretaria de Educação, laboratório de informática para qualificar nossos empreendedores e cursos a alunos do ensino médio e fundamental. Queremos implantar a incubadora MEI. Outras vertentes para ampliar a atuação da futura Casa do Empreendedor serão projetos sociais em parceria com a Secretaria de Assistência Social – Projeto “Empreender para Transformar Vidas”, que visa proporcionar conhecimento empreendedor às pessoas que frequentam os CRAS no Município, despertando características empreendedoras na vida das pessoas. Queremos ampliar, em parceria com os Contadores da Cidade, o Projeto “MEI – Crescer sem Medo”, projeto este que visa capacitar o pequeno empreendedor para o seu crescimento sem medo, a transformação de seu MEI para uma ME. Buscaremos, cada vez mais, alinhar nossas ações no sentido de incentivar a consciência do desenvolvimento sustentável nos empreendedores do município, pois aderimos ao movimento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Continuaremos a fomentar a participação do comércio local, e principalmente nossas ME e EPPs, a participarem do fornecimento dos seus produtos ao poder público local (Licitações). Por fim, gostaríamos de atingir níveis digitais iguais ao da Estônia, país este considerado o mais digital do mundo.

Hoje, precisamos de financeiro para mobiliar o espaço da futura Casa do Empreendedor, pois o espaço nós já temos. Após mobiliarmos o futuro espaço, partimos para fecharmos novas parcerias, viabilizando grande parte dos nossos futuros projetos.

Depende muito do gestor público, mas a iniciativa é de fácil escalonamento, acredito que em 180 dias, é possível implantar um bom ambiente de atendimento com funcionários capacitados para atendimento.

Falta de orçamento financeiro, desmotivação da equipe, redução da equipe, troca de gestor.

Nosso principal marco para os próximos 12 meses será colocar a Casa do Empreendedor para funcionar plenamente, e os próximos 24 e 36 meses será para implantar todo o nosso plano de expansão.

Contato
captacao@indaial.sc.gov.br
(47) 3317-8832