CATEGORIA 3

Desburocratizando o Desenvolvimento


Guaíra/PR

Sinopse: Projeto focado na simplificação e desburocratização dos trâmites de abertura de empresas no município de Guaíra - RS com foco no fortalecimento dos pequenos negócios e no desenvolvimento econômico e geração de empregos.

 

 

Saiba mais sobre esta iniciativa

O projeto prevê a solução, resolutividade, simplificação e desburocratização. Anteriormente ao mesmo (2015), o município não possuía destaque nem mesmo no cenário regional. Já no cenário atual, somos referência regional e estadual em desburocratização, com distintos setores premiados e reconhecidos por ações neste tema. O projeto foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego.

Sim, pois o mesmo envolvia/envolve mudanças, muitas delas drásticas. Nosso projeto envolveu a mudança do sistema utilizado pela administração Municipal, que era moroso e não promovia a interconexão de dados entre as secretarias da própria prefeitura; envolveu também a capacitação de nossos colaboradores para trabalhar neste novo sistema, trazendo mais celeridade na tramitação dos processos; e por fim envolveu até mesmo a mudança de local de trabalho de diversos setores chave para o desenvolvimento do município. Somente a obra no térreo para reestruturação do Ambiente de Negócios, durou quase 2 anos. Neste intervalo de tempo a Prefeitura continuou suas atividades regulares mesmo em meio a obra (com todas as adversidades que a mesma envolve). Ou seja, somente devido a mudança na metodologia de trabalho promovida aqui, tornou possível ao município respirar novos ares e buscar outras formas de desenvolvimento que não o de Turismo, perdido com as 7 Quedas.

Em nosso caso particularmente acredito que sim. Havíamos perdido nosso principal atrativo turístico e motor de desenvolvimento do município, gerando êxodo populacional, desemprego e baixíssima perspectiva de crescimento. A localização da cidade por sua vez, fazendo fronteira com o Paraguai, também não favorecia o desenvolvimento do comércio local face a atratividade dos preços praticados nos produtos do país vizinho, além de termos que lidar também com uma parcela da população (principalmente jovens) ser cooptada por organizações criminosas para prática de crimes como contrabando e descaminho (entre outros que este ambiente envolve). Ou seja, em se tratando especificamente de nossa realidade local, ou promovíamos uma melhora drástica no ambiente de negócios buscando tornar o município novamente atrativo ao empreendedorismo, ou continuaríamos relegados até hoje ao nosso passado glorioso com as 7 Quedas, e também estampando as páginas da seção policial dos jornais. Diante das mudanças propostas e implantadas, acreditamos que conseguimos sim explorar melhor outros potenciais que o município dispunha. Perdemos as 7 Quedas mas ganhamos um lago composto por diversas ilhas encontradas somente nesta região; da fronteira com o país vizinho, articulamos a liberação das Free Shops para gerar melhor competitividade de negócios. Nossa cidade também se encontra num importante eixo de ligação de Sul ao Norte do país pela Br 163, além de estar

nos planos de expansão da Ferroeste; listamos também com um projeto para implantação de um Porto Intermodal; já demos início à construção de nosso 2º Parque Industrial. São diversas ações que aqui não caberia listar, mas podemos afirmar que o município dispunha de inúmeras outras capacidades de exploração, só faltava de fato despertar na população local, servidores e lideranças locais essas outras possibilidades de exploração que o município dispunha.

O desafio de unir vários departamentos e serviços, fazer com que as rotinas conversem entre si criando uma única porta de entrada para as demandas das empresas entregando as respostas com mais agilidade e rapidez, consideramos sim uma iniciativa inovadora.

Guaíra hoje conta 3.734 empresas ativas que demandam de serviços e soluções propostas pelo Ambiente de Negócios, fruto do projeto finalista.

Principalmente Microempreendedores Individuais, MEs, EPPs e Eirelis, no entanto, nosso espaço de trabalho também comporta o atendimento a colaboradores em busca colocação no mercado de trabalho pelo SINE, bem como o atendimento a Agricultores, Apicultores, Pescadores e Piscicultores, nos setores do INCRA, Nota do Produtor Rural e Diretoria de Pesca e Aquicultura.

Nosso principal diferencial é a oferta de vários serviços e soluções em um único ambiente, abrangendo não só a classe empresarial, mas também outros setores produtivos do município, trazendo os mesmos benefícios de comodidade e rapidez nas soluções para estes outros públicos.

Para nós, não é possível mensurar o valor do serviço ofertado, uma vez que o projeto em si, previa o atendimento e serviços de forma totalmente gratuita, no entanto, podemos afirmar que nossa “ideia de valor” reside principalmente na melhora da perspectiva da população local, empresários e demais setores produtivos, na retomada do crescimento do município. E isso pode ser claramente constatado por meio de indicadores como retomada do crescimento populacional, aumento significativo do número de novas empresas e consequentemente no aumento da arrecadação municipal, recurso este que é revertido em mais ações de melhoria do município.

Nosso espaço é diariamente alvo de elogios por parte de munícipes e empresários dos mais diversos segmentos e até de outros municípios da região que regularmente nos visitam interessados em aplicar o mesmo modelo em suas respectivas cidades. Entendemos que a reestruturação do espaço, adoção das divisórias de vidro (em contraposição às antigas paredes), climatização, iluminação, internet livre e acomodações adequadas tanto para o munícipe, como também para os colaboradores, certamente contribuíram para a melhoria da qualidade dos serviços aqui prestados, e maior percepção de valor por parte do público aqui atendido.

Basicamente o projeto propõe a unificação de vários departamentos e serviços “atualmente 12 serviços” em um único espaço denominado “Ambiente de Negócio” com o objetivo de promover a simplificação e desburocratização para o ambiente empresarial, contudo beneficiando também outros setores da economia.

Esperamos em quatro anos não ter mais atividade econômica informal no município.

Como a proposta “macro” do projeto é tornar o município mais atrativo ao empreendedorismo, entendemos que como principais concorrentes temos os demais municípios da região e o Paraguai, por todos certamente possuírem os mesmos objetivos de desenvolvimento de suas respectivas cidades. Nossa principal meta é a melhoria do ambiente de negócio local, tornando Guaíra referência regional em desburocratização, possibilitando assim que empresários que busquem instalar suas empresas na região, escolham nosso município para acolher suas empresas.

Reestruturação e readequação do espaço de trabalho, ambiente de negócios unificado, servidores capacitados e sistema de dados integrado, são nossos maiores diferenciais.

Temos como parceiros e fazendo parte do projeto o Sebrae, Universidade Unipar oferecendo Consultorias Administrativas e Jurídicas, Escritórios Contábeis, Associação Comercial, Cooperativas de Crédito Sicoob e Sicredi, ofertando cursos e palestras, Comitê Gestor das Micro e Pequenas Empresas e Conselho de Desenvolvimento Econômico.

A motivação vem dos indicadores de crescimento constatados nos últimos anos e também por estarem fazendo parte da implantação de um projeto que já teve reconhecimento a nível regional e estadual, e vem servindo de modelo para outros municípios.

Um dos objetivos esperados pelo projeto foi alcançado neste ano de 2021 com a implantação do espaço físico, mas a simplificação e a desburocratização estão sempre em evolução e agora vamos incrementar o projeto com a integração de outros novos serviços buscando cada vez mais a satisfação do munícipe e a agilidade nos serviços públicos.

Acreditamos que de 2014 para cá, houve avanços significativos em desburocratização no município, onde saímos de 5,5% da Lei Geral das Microempresas implantada, para mais de 70%. No entanto, a adesão de todos os temas da Lei Geral por parte das secretarias é um trabalho árduo e constante, pois envolve a mudança de rotinas e antigas metodologias de trabalho. Muito já foi feito até aqui, no entanto, precisamos avançar um pouco mais em alguns temas como Inovação e Compras Públicas por exemplo. Entendemos que à medida que as secretarias adequem “integralmente” suas rotinas aos temas da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Sec. Educação com a Educação Empreendedora; Departamento de Compras estimulando as Compras Locais; Banco do Empreendedor com melhores ofertas de crédito, entre tantas outras), passaremos a ter uma cidade modelo na região em menos tempo.

Um fator que poderia retardar o crescimento de nossa iniciativa seria a não continuidade do projeto em virtude da alternância da governança municipal. No entanto, visando mitigar este problema, o município ainda em 2021 fez um grande aporte contratando o PRODEC do SEBRAE.

O mesmo se trata de um Projeto de Desenvolvimento Econômico de Médio Prazo para o município, e tem como base a metodologia de hélice quádrupla, composta por iniciativa privada, Poder Público, instituições acadêmicas e sociedade civil. Estas diferentes lideranças compõem o Conselho de Desenvolvimento Econômico, que será o principal responsável pela manutenção dos objetivos de crescimento ordenado e sustentável do município ao longo dos anos vindouros.

Realizar campanhas de acesso ao crédito, campanhas de incentivo à formalização e campanhas de fortalecimento das compras públicas locais.

Contato
prefeito@guaira.pr.gov.br
(44) 99760-0042