CATEGORIA 2

Labilá- Laboratório De Inovação Governamental e Social


Lajeado/RS

 Sinopse: Iniciativa com foco na capacitação e estímulo à cultura da inovação para que empreendedores e funcionários públicos desenvolvam suas habilidades e competências para a construção de um ecossistema mais competitivo.

 

 

Saiba mais sobre esta iniciativa

Estamos resolvendo o problema de capacitação e estímulo à cultura da inovação para comunidades e funcionários públicos do governo.

Sim. O mundo está mudando rapidamente (negócios, educação, cultura, sociedade) e as pessoas precisam estar preparadas para se propor a estas mudanças, assimilá-las e agir proativamente, acertadamente e rapidamente. Só assim, o mercado brasileiro vai estar realmente preparado para produzir produtos competitivos (preço e qualidade) na corrida mundial e as cidades se desenvolverem cada vez mais para oferecer mais qualidade de vida aos seus cidadãos.

Nossa iniciativa é a melhor solução porque pouquíssimos atores sociais estão preocupados em preparar e estimular suas comunidades para este novo momento. O mercado de trabalho necessita de mão de obra com cultura voltada à inovação e estamos fazendo isso.

Com certeza ela é inovadora. Somos o primeiro laboratório de inovação governamental e social no Rio Grande do Sul e não conheço outro no Brasil com as mesmas características que as nossas. Normalmente os laboratórios de inovação dos estados ou cidades tem o foco específico em inovação intragovernamental. Já o nosso, se preocupa com a cidade como um todo, realizando conexões e ações realmente propositivas e de resultado.

Nosso laboratório atende a cidade inteira. Muitas ações são exemplos para outros municípios (como o projeto trilhas da inovação, o Acelera, o InovaServidor e outros) e ele pode ser levado como política pública para todas as cidades do Brasil.

A sociedade - atores empresas, governo, instituições de ensino.

Trabalhar a cultura da inovação e oferecer oportunidades para públicos que outros atores não trabalham. Crianças, jovens, comunidades carentes e profissionais como um todo (tanto de governos como qualquer empresa, empreendedores).

Não sabemos avaliar a valia do nosso laboratório em relação aos benefícios sociais que promove.

Eles se inscrevem nos projetos e ações que oferecemos a fim de desenvolverem habilidades e competências inovadoras.

Por meio do Laboratório oferecemos oportunidades para que a nossa população possa estar mais preparada para o mercado de trabalho, tanto empreendedorismo (criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços) como o intraempreendedorismo.

Estamos trabalhando com afinco nas mais diversas áreas da cidade.

Não temos concorrentes locais pois é um serviço público. Concorrentes externos seriam outras cidades quando partimos do pressuposto que queremos atrair empresas de alto valor agregado para a cidade.

Trabalhar com públicos que outros atores não trabalham e assim cada um fazer a sua parte, fortalecendo o ecossistema empreendedor.

Sistema S, universidades, empresas, associações públicas e privadas, secretarias do governo municipal e estado. A cada dia buscamos mais parcerias e estimulamos a participação ativa de todos.

Oferecer qualidade de vida (lugares agradáveis, saúde, segurança, educação) para a população por meio de bons serviços públicos que provêm do financiamento de impostos gerados a partir de uma economia forte e competitiva. Nossa motivação leva a um pensamento estratégico: uma boa cidade para se viver atrai grandes negócios. Para se ter grandes negócios é necessário que haja mão de obra especializada e preparada. E é isso que fazemos: oferecemos oportunidades para as pessoas se desenvolverem e desenvolverem suas capacidades profissionais onde quer que atuem.

Estamos construindo um espaço agradável para oferecer para a comunidade ainda mais oportunidades de treinamento, capacitação e desenvolvimento de ideias. Está em fase de finalização. Além disso a cada mês mais atividades são propostas ou desenvolvidas pelo laboratório, que circula entre todos os atores fazendo as conexões entre todos e atuando onde é necessário o governo e seu laboratório atuar.

Com muita rapidez. Basta as cidades estarem dispostas e entenderem seu benefício.

Indisposição política ou entre os atores de um ecossistema nas cidades.

- Primeira cidade no Brasil com interoperabilidade dos dados de saúde (em março iniciamos o projeto);

- Primeira cidade no Brasil com projeto de PPP que une soluções para cidades inteligentes e iluminação pública inteligente (em março vai para leilão);

- Continuação do Trilhas da Inovação para as 9ªs séries das escolas municipais e o Trilhas+ para estudantes do ensino médio;

- Desenvolvimento de novos negócios com o Acelera 2.0 que estimula as pessoas a desenvolverem e aprimorarem soluções para melhorar a cidade;

- InovaServidor: programa de desenvolvimento das capacidades técnicas dos servidores municipais voltados à inovação.

Contato
andre.bucker@lajeado.rs.gov.br
(51) 3982-1062