CATEGORIA 1

Juazeiro Do Norte Empreendedor: Cooperar Para Desenvolver


Juazeiro do Norte/CE

Sinopse: Iniciativa promove ações de estímulo e fortalecimento do ecossistema empreendedor no município com foco na cooperação, competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios.

 

 

Saiba mais sobre esta iniciativa

O ano de 2021 em Juazeiro do Norte se iniciou com um cenário pandêmico da Covid-19 que já havia se instalado desde março do ano anterior. À época, dentre os grandes desafios dos municípios estavam o de conter o avanço da Pandemia, priorizando a saúde de todos e a retomada da economia.

Esse momento exigiu a adaptação de vários negócios para que tivessem a garantia da continuidade das empresas. Assim, tornou-se de extrema importância a necessidade de ampliar atendimento, principalmente aos pequenos negócios formais e informais da cidade, com destaque ao Microempreendedor Individual cujo atendimento era incipiente por conta das restrições impostas pelo surto da doença.

O cenário era caótico. Os pequenos negócios que representavam um número significativo de empresas do Município e, em especial, os microempreendedores individuais, encontravam-se com atendimento precário, tendo vista que várias entidades de fomento ao segmento passaram a atender exclusivamente de forma virtual por meio de centrais de atendimento.

Essa realidade prejudicou os microempreendedores individuais, especialmente os que possuem dificuldades de acessar os novos canais de atendimento on-line. Muitos desse público possuem limitações de acesso, principalmente por não possuir internet, aparelho de celular que comporte acessos a canais, falta de habilidades em utilizar aplicativos, dentre outros, ficando assim desassistidos.

Outro ponto relevante é o fato de Juazeiro do Norte ser município polo na região do Cariri que atrai pequenos empresários de municípios circunvizinhos, a exemplo do Crato, Barbalha, Missão Velha e Caririaçu, em busca de atendimento presencial gerando uma demanda ainda maior.

Vários foram os problemas solucionados pela nossa iniciativa:

● Sem local para serem atendidos presencialmente;

● Os microempreendedores tinham dificuldades no uso de plataformas digitais para realizar cadastros, emissão de boletos e sua declaração anual;

● Os MEIs também não sabiam utilizar de forma eficiente canais digitais para divulgação de seus produtos e serviços;

● Desconheciam técnicas de marketing digital e ferramentas que facilitasse a interação com seu consumidor, que com a pandemia, mudou seu perfil de compra (compras online);

● O entendimento do que é inovação dos microempreendedores é limitado e o momento os obrigou a serem criativos e a fazer as coisas de novas maneiras, mais efetivas para otimizar seus lucros. Era necessário que uma intervenção fosse instaurada para orientá-los na condução desse processo.

É preciso apontar algumas características da cidade, Juazeiro do Norte, e do público que o projeto se propõe a atender. A história de Juazeiro do Norte confunde-se com a de seu fundador, Padre Cícero Romão, pois à medida que o mesmo ganha notoriedade no nordeste brasileiro, a cidade começa a ser seu local de referência. Por sua vez, a população que começa a migrar e fixar residência na então vila Tabuleiro Grande, vive e empreende nos moldes dos ensinamentos do “Padim Ciço”, um de seus célebres ensinamentos e que ecoam até os dias atuais: “em cada sala um oratório, em cada quintal uma oficina”. Por isso, a cidade respira uma cultura empreendedora e possui um comércio pujante que sofreu com as paralisações necessárias devido a pandemia da Covid-19.

A gestão municipal precisou atuar nesse cenário ao mesmo tempo que também precisava responder aos desafios intrínsecos aos empreendedores que atuam como MEI (Microempreendedor Individual), tais como dificuldade em acessar serviços virtuais, de renovar seus empreendimentos, acessar ferramentas digitais - de forma a dirimir essas dificuldades e promover negócios formais, saudáveis, garantindo o desenvolvimento e preservando a cultura empreendedora local.

O projeto em todas as suas ações preocupa-se com as pessoas e em como garantir que estas tenham a melhor experiência e absorvam toda informação e conhecimento que se pretende transmitir, ou seja, trabalha-se o material disponibilizado, os atendentes e a metodologia das capacitações para que sejam realizadas de forma acessível, quanto a linguagem, objetivas e “falem a língua” do empreendedor. Há muitos desafios na mobilização e engajamento do público, mas que paulatinamente vem avançando e conseguindo melhores resultados, também sendo parte do trabalho pensar em como provocar os empreendedores a mudarem e serem capazes de identificar suas próprias limitações e pontos a evoluir. Outra questão crucial é a inclusão digital que pressupõe a possibilidade de produção e difusão do conhecimento e o acesso às ferramentas digitais para todos os cidadãos. Dessa forma, entendemos que o mercado se encontra carente de acesso e interação cada vez maior com o mundo digital, e o projeto se propõe a instigar o avanço da tecnologia.

A iniciativa é capaz de congregar diversos atores em prol do desenvolvimento de pequenos negócios, a exemplo das parcerias firmadas com as instituições de ensino superior, por meio dos projetos de extensão. Esta atuação conjunta da gestão pública, instituições de ensino, de fomento e entidades representativas possibilita a potencialização das ações e integrações dos serviços ofertados para pequenos negócios.

Segundo o Portal do Empreendedor, existem cerca de 15.334 microempreendedores individuais em Juazeiro do Norte (até o dia 04/02/2023). O mercado atual (público-alvo) do projeto são os empreendedores informais que exercem alguma atividade econômica no município ou realizam algum trabalho por conta própria, mas não possuem uma pessoa jurídica ou não estão amparados de qualquer forma, esse quantitativo é de difícil mensuração e não se encontra em estatísticas e dados oficiais. Também fazem parte do público do projeto os empreendedores formais e cadastrados como Microempreendedor Individuais; esses são quantificáveis e, por isso é possível colocar que constituem aproximadamente 58% das empresas formais em Juazeiro do Norte.

O público-alvo dessa iniciativa são mulheres empreendedoras, pequenos artesãos, realizadores de trabalhos manuais, jovens empreendedores e população vulnerável, atuantes no mercado informal e formal como empreendedores individuais.

O projeto é inclusivo e atenta para ofertar da melhor forma possível a prestação de serviços de maneira que o público com dificuldades em lidar com canais de atendimento on-line, que não tem acesso à internet ou possuam aparelhos de celular sem tecnologia suficiente para acessar os diversos aplicativos/sites, veem nosso espaço/atendimento um local seguro e confiável. E têm a certeza de que suas dúvidas estão sendo esclarecidas, seus processos encaminhados e a perspectiva de avançar com orientações especializadas. Quando se trata de recursos públicos municipais, estes são limitados e na ocasião as somas de recursos eram em grande parte destinada para saúde. Um dos maiores diferenciais do projeto no seu início foi integrar entidades de fomento, instituições de ensino superior e secretarias municipais como forma de otimizar e maximizar os orçamentos existentes, ampliando assim a capacidade de atuação.

Todos os serviços prestados sejam orientações, mentorias, capacitações, consultorias, legislação para o Microempreendedor Individual, cadastro no Ceará Credi (Programa de microcrédito), entre outros, são ofertadas gratuitamente aos empreendedores.

O acesso aos produtos e serviços se dá por meio de WhatsApp, página da internet do município e presencialmente. Nos casos de atendimento presencial existe uma agenda para atendimento de segunda a sexta feira das 08 às 17h (ininterrupto).

Além disso, informações relevantes como divulgação de capacitações, mentorias e palestras, além de orientações pertinentes ao MEI são disponibilizadas por meio do Instagram da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SEDECI e de grupos de WhatsApp criados com objetivo de disseminar informações pertinentes aos diversos clientes.

Outra forma de interação é através de ações itinerantes ou mutirões realizados nos bairros da cidade para massificar o atendimento, além de eventos especiais a exemplo da Semana Nacional do MEI onde são concentrados uma série de eventos em prol dos pequenos negócios.

Existe ainda interação por meio dos demais projetos da SEDECI cujo público beneficiado é segmentado e mapeado a partir dos objetivos do referido projeto, traçado uma trilha de atendimento que contempla questões voltadas para legalização/formalização, capacitações em gestão e acesso ao microcrédito.

O Projeto objetiva potencializar atendimento aos pequenos negócios, em especial ao microempreendedor, os serviços e projetos foram estruturados conforme abaixo:

1. Espaço Sala do Empreendedor: É um local de atendimento para disponibilizar informação, orientação e serviços aos empresários relacionados ao empreendedorismo local. Envolve os serviços de abertura, alteração e baixa de empresas, bem como informações técnicas e administrativas necessárias para os encaminhamentos relacionados aos novos e atuais empreendimentos, como alvarás, licenças, taxas, etc.

2. Realização de serviços no formato virtual: interessados podem acessar, por exemplo, emissão de boletos, agendamento de atendimento presencial, inscrever-se em capacitações, agendar mentorias e sanar dúvidas diretamente com um atendente através do WhatsApp ou por videoconferência agendada.

3. Projeto Integra: Juazeiro do Norte é um polo universitário composto por 10 instituições de ensino superior (IES) que totalizam 84 cursos e mais de 24.000 matrículas. Estas organizações

desenvolvem projetos de extensão e pesquisa no território do Cariri, promovendo seu desenvolvimento sustentável e ampliando a capilaridade das IES na região. Assim, objetiva-se promover a integração entre projetos e programas de extensão e pesquisa com as políticas públicas municipais de Juazeiro do Norte, de forma que projetos conectados ao empreendedorismo e aos pequenos negócios sejam inseridos nas ações e propiciem um elo entre universidade e setor produtivo.

4. Projeto AUJE - Auxílio Juazeiro Empreendedor: Objetiva estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de pequenos negócios, formais e informais com vistas a ampliar a competitividade e reduzir a mortalidade e a informalidade; Gerar ocupação e renda; capacitar empreendedores; ampliar o acesso ao microcrédito; e implementar a cultura da cooperação. Para 2023 a perspectiva é de atender 1.000 pessoas que passaram por capacitações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST, capacitações do Programa Qualifica Progredir do Governo Federal, que já empreendem, permissionários instalados nas praças públicas e artesãos e produtores de trabalhos manuais cadastrados nos CRAS. Cada participante inscrito participa de uma trilha de ações que compreende a temática legalização (palestras e formalizações), Gestão de negócios com as temáticas Marketing e Vendas, Finanças e atendimento ao cliente, jornada de crédito com orientações para acessar crédito de forma eficiente e por fim, acesso ao crédito.

5. Projeto Sapateiro do Amanhã: Objetiva contribuir para o desenvolvimento das pequenas empresas formais e informais do setor de calçados de Juazeiro do Norte a fim de qualificar e aperfeiçoar os processos produtivos, agregar valor, qualidade ao seu produto final e estimular a produção.

6. Ceará Credi: Programa de Microcrédito Produtivo do Governo do Estado do Ceará que estabeleceu parceria com o município para prospectar, orientar e capacitar para população vulnerável e empreendedores.

7. Projeto Empreendedorismo nos Mercados: Estimular a competitividade, inovação e sustentabilidade dos pequenos negócios instalados nos espaços públicos de Juazeiro do Norte, mais precisamente nos Mercados e Centro de Apoio aos Romeiros.

Espera-se que dentro de dois anos, possamos dobrar o número de atendimentos anuais realizados, saindo de 6 mil atendimentos/ano para 12 mil. Pretende-se servir de exemplo para os demais cinco mil municípios brasileiros, ser referência de Sala do empreendedor com serviços digitais; ser referência em parcerias que estimulem o empreendedorismo por oportunidade; expandir o número de projetos de extensão integrados às ações, abrangendo todas as instituições de ensino superior da cidade; ser referência em formalização de empreendimentos do tipo MEI no município, realizando o cadastro da parcela de trabalhadores autônomos, que não possuem quaisquer vínculos formais de trabalho.

A iniciativa não possui concorrentes diretos. As ações são traçadas de forma que as Instituições de fomento, outras Secretarias Municipais, Universidades, entidades do governo estadual, órgão de representação profissional, entre outros, interagem como parceiros de forma a ampliar cada vez a atuação e otimizar os recursos aplicados nas iniciativas com grupos de pequenos empreendedores ou atividades econômicas específica ou comuns.

Podemos citar como exemplo a Sala do Empreendedor cuja iniciativa é uma parceria com o SEBRAE/CE, o Projeto INTEGRA que aglutina projetos das Universidades, tendo em vista parceria desenvolvida com o Sebrae e com as universidades regionais, não existem concorrentes com a proposta desenvolvida pela prefeitura. No entanto, contadores e empresas concorrem de forma indireta ao projeto, pois oferecem uma parcela dos serviços, por exemplo a formalização, realizando a cobrança pelo mesmo.

O acesso gratuito pela população, formação de parcerias, conexão das universidades com a sociedade e vice-versa, prestação de serviços à comunidade, inclusão digital, acesso à informação e crédito.

1. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/CE (2022 - atual);

2. SEBRAE/CE (2021 - atual);

3. OAB - Sub-secção Juazeiro do Norte (2021);

4. Conselho Regional de Contadores - CRC/Associação Contabilistas Cariri Cearense - ACRECI (2021);5. JOB’S All Time (2021);

6. Sistema FECOMÉRCIO (2021 - atual);

7. Centro Universitário UNILEÃO (2021 - atual);

8. Managers Consultoria (2021 - 2022);

9. UFCA - Universidade Federal do Cariri e Receita Federal do Brasil (2022 - atual);

10. Secretaria de Finanças de Juazeiro do Norte (SEFIN) (2021 - atual);

11. Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU) (2021 - atual);

12. Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) (2021 - atual);

13. Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) (2021 - atual);

14. Sindicato dos Lojistas do Comércio de Juazeiro do Norte (SINDILOJA) (2021 - atual);

15. Governo do Estado do Ceará - Programa Ceará Credi (2022 - atual);

16. SINDINDÚSTRIA (2021 - atual);

17. Uninassau (2022 - atual);

18. Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, Gerência Juazeiro do Norte (2022);

19. Centro Internacional de Negócios - CIN

Nossa equipe está engajada no processo de inclusão da população a informações relevantes sobre formalização, benefícios sociais, etc. Uma marca da nossa equipe é identificar oportunidades com foco em soluções para os beneficiários.

Nossa proposta é expandir as parcerias com outras instituições para ampliar a experiência do empreendedor e conseguir ofertar maior número de serviços, assim oportunizando o acesso à informação e profissionais. Ampliar o número de Salas para outros bairros, como referência fixa aos empreendimentos locais e aproximando a comunidade dos bairros com maior densidade demográfica.

A rapidez da implementação é de dois meses para selecionar o espaço, os equipamentos, o atendente, realizar treinamento e iniciar os atendimentos ao público e a prospecção de parcerias.

Os principais gargalos são a indisponibilidade de parceiros, as limitações de investimento financeiro e a burocracia no processo de abertura de novas salas, assim retardando o crescimento da iniciativa.

● Ampliar as temáticas das mentorias ofertadas para além do marketing, vendas e finanças (12 meses);

● Capacitar e estruturar ações que privilegiem a contratação de pequenos negócios no processo de compras públicas (12 meses);

● Inaugurar espaço para realização de capacitações focados no desenvolvimento de pequenos negócios (24 meses);

● Inaugurar 3 salas no município (36 meses);

● Consolidar calendário de ações periódicas de fomento (feiras, hackatons, rodadas…) que congreguem pequenos negócios da cidade (36 meses).

Contato
sedeci@juazeiro.ce.gov.br
(88) 98824-6250