Venha participar do Prêmio Cidades Empreendedoras

O Prêmio Cidades Empreendedoras é uma iniciativa da Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDICS, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública - Enap.. A Secretaria acredita que as boas práticas trazidas por cidades menores devem ser conhecidas, a fim de servir de inspiração para o aprimoramento de políticas públicas, tornando-as passíveis de implementação em todas as regiões do País. Diante disso, resolveu premiar iniciativas que apresentem os melhores resultados de desenvolvimento econômico, por meio de relatos de empreendedorismo que promovam a competitividade empresarial e contribuam para o crescimento econômico das cidades.
Acredita-se que as iniciativas premiadas poderão ajudar o gestor público, as empresas e os cidadãos com insumos importantes para o desenvolvimento local. O gestor público poderá usar as iniciativas para embasar uma análise abrangente da sua cidade e agir de forma eficaz sobre os pontos de melhoria relevantes para instilar atividades empreendedoras. O empreendedor poderá usar as ideias trazidas ou aperfeiçoá-las, a fim de oferecer ao seu público-alvo produtos inovadores. O cidadão, a partir do conhecimento das iniciativas implementadas, terá condições de cobrar dos seus gestores melhorias em sua cidade, por meio da viabilização dessas iniciativas.
O MDICS busca, com o Prêmio Cidades Empreendedoras, tornar conhecidas as iniciativas que apresentem resultados de desenvolvimento econômico e relatos de empreendedorismo que promovem a competitividade empresarial e contribuem para o crescimento econômico, especialmente para empresas de pequeno porte e artesãos.

Venha participar do Prêmio Cidades Empreendedoras
Cronograma

De olho no cronograma

01.

15/06/2022

Abertura das inscrições

02.

23/09/2022

Inscrições Prorrogadas

03.

07/12/2022

Resultado da avaliação inicial

04.

10/01/2023

Evento de avaliação final

05.

27/03/2023

Cerimônia de premiação

Premiação

  • Um troféu destinado ao órgão responsável pela iniciativa.
  • Certificados individuais de premiação destinados a todos os integrantes da equipe e aos parceiros.
  • Prêmio em dinheiro, no valor de 250 mil reais, a cada iniciativa vencedora, por categoria.

Categorias

  • Categoria 1: Iniciativas implementadas em municípios de 100.001 a 285.000 habitantes.
  • Categoria 2: Iniciativas implementadas em municípios de 50.001 a 100.000 habitantes.
  • Categoria 3: Iniciativas implementadas em municípios de até 50.000 habitantes.

Vencedores

CATEGORIA 1
FÁBRICA SOCIAL - CENTRO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COWORKING CONFECÇÃO
Itabira/MG
CATEGORIA 2
PROJETO CIDADE EMPREENDEDORA - CRIANDO OPORTUNIDADES
Indaial/SC
CATEGORIA 3
INCUBADORA TECNOLÓGICA DE LUZERNA - ITL
Luzerna/SC

Quem pode se inscrever

Podem participar deste concurso órgãos públicos municipais e organizações sem fins lucrativos, desde que sediadas em cidades com até 285 mil habitantes. Cada inscrição submetida deverá indicar a categoria da cidade, com o número de habitantes e o determinante de sua iniciativa.

As inscrições irão até o dia 15 de setembro de 2022 e deverão ser feitas por meio do formulário eletrônico.

Quem pode se inscrever

Seja um avaliador

Seja um avaliador do Prêmio Cidades Empreendedoras! Venha avaliar relatos de empreendedorismo que promovam a competitividade empresarial e contribuam para o crescimento econômico do nosso País.

O prazo de divulgação do resultado da banca foi prorrogado! O resultado de avaliadores selecionados para banca será divulgado dia 29 de Setembro de 2022

FAQ

Perguntas Frequentes

Premiar iniciativas que apresentem os melhores resultados de desenvolvimento econômico, por meio de relatos de empreendedorismo que promovam a competitividade empresarial e contribuam para o crescimento econômico das cidades.

Acredita-se, que as iniciativas premiadas poderão ajudar o gestor público, as empresas e os cidadãos com insumos importantes para o desenvolvimento local.

O gestor público pode usar as iniciativas para embasar uma análise abrangente da sua cidade e agir de forma eficaz sobre os pontos de melhoria relevantes para instilar atividades empreendedoras.

O empreendedor, pode usar as ideias trazidas ou aperfeiçoá-las a fim de oferecer, ao seu público-alvo, produtos inovadores.

O cidadão, a partir do conhecimento das iniciativas implementadas, terá condições de cobrar dos seus gestores melhorias em sua cidade, por meio da viabilização dessas iniciativas.

Para inscrever uma iniciativa, preencha o formulário eletrônico de inscrição, na página do prêmio, no link a seguir:

https://enap.gov.br/pt/pesquisa-e-conhecimento/concursos-e-premiacoes/1-premio-cidades-empreendedoras.

A inscrição deve ser feita pelo representante da iniciativa.

A equipe da iniciativa pode ser composta por no mínimo 2 e no máximo 20 colaboradores.

A confirmação da inscrição será comunicada por e-mail, ao responsável pelo preenchimento do formulário de inscrição.

Elabore o seu relato com objetividade, de forma a transmitir a essência da sua iniciativa e os benefícios mais significativos incluindo, imagens, vídeos e áudios que ilustrem sua iniciativa.

Contextualize sua iniciativa, tendo em vista a percepção do seu público.

Consulte seus colegas a respeito do texto do relato para garantir que você está se comunicando de forma clara e objetiva.

Peça comentários de pessoas não filiadas à iniciativa. Lembre-se de que o público externo deve entender o que é a iniciativa.

Evite repetição de informações ao longo do texto.

Evite jargões e termos técnicos. Se o uso for imprescindível, explique o significado.

Ao escrever siglas, informe o significado por extenso.

Destaque, nos campos específicos, os aspectos da iniciativa que dialogam com os critérios de avaliação descritos no Edital.

Podem participar deste concurso órgãos públicos municipais e organizações sem fins lucrativos, desde que sediadas em cidades com até 285 mil habitantes. Cada inscrição submetida deverá indicar a categoria da cidade, com o número de habitantes e o determinante de sua iniciativa.

Ao efetuar a inscrição, a equipe deverá classificar sua iniciativa em uma das categorias abaixo relacionadas:

Categoria 1: Iniciativas implementadas em municípios de 100.001 a 285.000 habitantes.

Categoria 2: Iniciativas implementadas em municípios de 50.001 a 100.000 habitantes.

Categoria 3: Iniciativas implementadas em municípios de até 50.000 habitantes.

1ª etapa – Triagem de Conformidade

Esta etapa consistirá na conferência dos requisitos constantes nos itens 2, 3 e 4 do Edital.

2ª etapa – Avaliação Inicial - Classificatória

Cada iniciativa válida será distribuída aos avaliadores, que serão selecionados entre especialistas em gestão, servidores públicos e pesquisadores com reconhecida atuação nas áreas de empreendedorismo, inovação e gestão pública.

Cada avaliador atribuirá uma nota, segundo os critérios de avaliação, de acordo com o disposto no item 6 do Edital.

A nota desta etapa será obtida pela média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores e servirá para classificar as iniciativas inscritas no prêmio.

Da lista classificatória, serão selecionadas para a terceira etapa de avaliação as iniciativas com melhores notas, até o limite de três iniciativas finalistas em cada categoria descrita no Edital.

3ª etapa – Avaliação Final - Eliminatória

Esta etapa consistirá na apresentação oral das 3 melhores iniciativas de cada categoria, no formato de pitch aos membros da avaliação final.

Esta etapa ocorrerá em Brasília-DF e serão concedidas diárias e passagens para os finalistas.

Um representante deverá ser indicado para apresentação do pitch da iniciativa. Esse representante deve compor a equipe da iniciativa, elencada no formulário de inscrição. Ele não precisa ser necessariamente o responsável institucional da iniciativa.

Entre os avaliadores desta etapa estarão representantes do Ministério da Economia, Enap e outros parceiros institucionais. Cada avaliador atribuirá uma nota ao final do pitch, segundo os critérios definidos no item 6 do Edital. A nota final será obtida pela média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores desta etapa final. A iniciativa que alcançar a nota mais alta será considerada vencedora na sua categoria e terá direito a receber a premiação conforme item 8 do Edital.

A premiação será realizada em dia distinto da avaliação final.

Haverá uma cerimônia de premiação em que os vencedores receberão:

  • Um troféu destinado ao órgão responsável pela iniciativa.
  • Certificados individuais de premiação destinados a todos os membros da equipe.
  • Prêmio em dinheiro, no valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), a cada iniciativa vencedora, por categoria.

Os resultados de cada etapa serão publicados no seguinte endereço eletrônico: https://enap.gov.br/pt/pesquisa-e-conhecimento/concursos-e-premiacoes).

As Iniciativas premiadas e finalistas poderão fazer uso do resultado alcançado na premiação para fins de promoção e divulgação de seus trabalhos.

Acesse o Índice de Cidades Empreendedoras, estudo realizado pela Enap e veja o que contempla cada determinante.


Link de acesso: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/6880/1/ICE2022_Atualizado-com-errata.pdf