A atuação efetiva do Estado na promoção de políticas públicas para o desenvolvimento e o bem-estar social exige, cada vez mais, a formação de gestores públicos com conhecimentos teóricos e metodológicos de fronteira, bem como o domínio de técnicas e instrumentos que operacionalizam as políticas e programas governamentais. Com o propósito de atender a essa necessidade de formação e qualificação para a Administração Pública, a Enap oferece o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento.

O curso é realizado sem ônus para servidores públicos efetivos e estáveis em exercício em órgão ou entidade Administração Pública Federal, Estadual, Municipal, Distrital ou nas Forças Armadas. Empregados Públicos concursados em exercício em entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital também podem se inscrever.

Objetivos
Experiências inovadoras de ensino
Grade curricular
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Área de concentração e linhas de pesquisa
Corpo docente
Regulamento e normas
Processos seletivos



Objetivos

O Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento tem o objetivo de dotar a Administração Pública Federal de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de servidores públicos para um alto desempenho em funções estratégicas no Estado brasileiro.

O mestrado deverá contribuir para que seus egressos sejam capazes de compreender, analisar e atuar, com ética e excelência, em instituições públicas e de enfrentar seus desafios na promoção do desenvolvimento social, político e econômico do país. A concepção do curso volta-se à formação da capacidade crítica e inovadora de servidores públicos, constituindo um locus de reflexão no governo federal sobre os desafios e o papel do Estado no século XXI.

O egresso será proficiente na realização de pesquisa aplicada e de produtos técnicos voltados para a melhoria das ferramentas de gestão pública e promoção de políticas públicas de desenvolvimento social, econômico e político da sociedade brasileira. Também desenvolverá capacidades analíticas e conhecimento científico sólidos, que favoreçam a inovação e o fortalecimento institucional da gestão pública no contexto de sociedades democráticas.

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Experiências inovadoras de ensino

A experiência de formação e desenvolvimento de ensino do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento é específica no desenvolvimento teórico e aplicado. O corpo discente é formado por servidores públicos de carreira, que buscam aperfeiçoamento e novos conhecimentos. Assim, já acumula experiência, em graus diversos, no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, assim como a gestão de serviços públicos voltados para a cidadania.

Tendo essa experiência como pano de fundo, a estratégia adotada é a de criar o envolvimento de professores e alunos no desenvolvimento de instrumentos de ensino que se baseiam na capacidade de experimentação, assim como na busca por soluções e perspectivas a respeito da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Dessa forma, as estratégias de formação envolvem a construção de uma capacidade reflexiva a respeito das diferentes experiências desempenhadas no governo brasileiro.

A experiência prévia dos alunos é aproveitada e abordada de forma que possa gerar recursos para a reflexão em sala de aula. Além disso, a perspectiva de formação busca integrar esse conhecimento anterior com novas perspectivas teóricas e práticas a respeito da gestão de políticas públicas. Essa experiência entra como insumo, de forma a compor um manancial de práticas que permeiam e explicam as teorias abordadas ao longo das disciplinas da grade curricular.

Nesse sentido, as disciplinas são direcionadas para o desenho de soluções reunindo o conhecimento acadêmico com o desenho prático de soluções para o governo. Para fortalecer esta perspectiva, busca-se uma abordagem que reúna teoria e prática, visando ao aperfeiçoamento das diversas carreiras envolvidas nas diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas ao longo deste mestrado.

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Grade curricular

Constituído por disciplinas e mecanismos de construção de competências orientados para a resolução de problemas concretos do setor público brasileiro. 

A estrutura curricular é dividida em disciplinas obrigatórias e optativas, divididas da seguinte forma:

  • Créditos disciplinas: 20 (300 horas)
  • Créditos tese/dissertação: 6 (90 horas)
  • Equivalência entre horas-aula e créditos: 1 crédito equivale a 15 horas

 

 Disciplinas obrigatórias

 

Disciplinas optativas 

  • Teorias da governança
  • Metodologia
  • Teorias do desenvolvimento
  • Políticas de desenvolvimento
  • Análise de políticas públicas
  • Prática de pesquisa aplicada I
  • Prática de pesquisa aplicada II
  • Prática de pesquisa aplicada III
 
  • Governança digital
  • Inovação no setor público
  • Implementação de políticas públicas
  • Coordenação de políticas públicas
  • Comunicação pública
  • Tópicos avançados em governança do setor público
  • Políticas sociais
  • Desenvolvimento comparado
  • Financiamento do desenvolvimento
  • Desenvolvimento de infraestrutura
  • Tópicos avançados em políticas de desenvolvimento
  • Métodos Quantitativos
  • Métodos Qualitativos
  • Desenho de políticas públicas


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Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

 A qualificação dos projetos de TCC ocorre até o final do 4º trimestre (1º ano). São adotados como TCC:

  • Dissertação
  • Relatórios finais de avaliação de programas ou de políticas públicas
  • Revisão sistemática
  • Patente
  • Registros de propriedade intelectual
  • Projetos técnicos
  • Publicações tecnológicas
  • Desenvolvimento de processos e técnicas
  • Protocolo experimental ou de aplicação em serviços
  • Projeto de aplicação ou adequação tecnológica
  • Protótipos para desenvolvimento de programas ou de serviços públicos
  • Projetos de inovação tecnológica

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Área de concentração e linhas de pesquisa

Área de concentração: Governo, Desenvolvimento e Políticas Públicas

O programa tem sua estrutura de disciplinas e suas linhas de pesquisa ancoradas no desenvolvimento de capacidades analíticas e inovadoras de servidores públicos para a promoção dos mecanismos de governança das políticas públicas e para a promoção do desenvolvimento social, econômico e político da sociedade brasileira.

O Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento prepara os alunos para o desenvolvimento de pesquisa aplicada dirigida para os processos de formulação e implementação de políticas públicas, assim como para os mecanismos e processos de gestão.

O objetivo é promover abordagens científicas para o desenvolvimento de capacidades analíticas e de competências para o processo de melhoria do desenho e implementação de políticas públicas e o desenvolvimento de processos de gestão que proporcionem condições institucionais sólidas para a promoção do desenvolvimento.

Busca-se o fortalecimento da capacidade dos governos para planejar, formular e programar políticas e cumprir funções, ou seja, uma concepção do setor público que vai além do aspecto gerencial de serviços e políticas públicas.

A área de concentração “Governo, Desenvolvimento e Políticas Públicas” aponta, nesses termos, para o direcionamento da identidade do Mestrado em Governança e Desenvolvimento, em que o aluno seja capaz de atuar no contexto das organizações públicas para a construção de projetos e processos que  estabeleçam políticas públicas e serviços mais efetivos no contexto de sociedades em desenvolvimento. 

Linhas de Pesquisa

Governança e Inovação em Processos 
Esta linha aborda projetos de pesquisa aplicada sobre a governança do setor público, o design de políticas e serviços e processos de governança essenciais para a gestão pública e as ferramentas que visam à implementação de políticas e serviços públicos mais efetivos, delineados para a concretização dos direitos da cidadania e a constituição de instituições públicas mais sólidas e legítimas, capazes de melhorar o ambiente de negócios e os marcos institucionais do desenvolvimento. Ainda, dedica-se também a projetos técnicos de inovação aplicados a serviços públicos e políticas públicas, de maneira a promover a melhoria constante dos processos de gestão pública.

Planejamento, Processos de Governança e Políticas Públicas
Esta linha dedica-se ao desenvolvimento de pesquisa aplicada e de produtos técnicos com o objetivo de analisar e aprimorar os processos de desenho, formulação e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Além disso, incentiva a aplicação de conhecimento e o desenvolvimento de produtos técnicos que auxiliem a tomada de decisão em políticas públicas, a produção de evidências e instrumentos que melhorem as condições de implementação.

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Corpo docente

Corpo docente permanente 

 

 Corpo docente colaborador 

 

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Regulamento e normas

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Processos seletivos

Em andamento

Não há processos seletivos abertos no momento.

 

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