Balanço de entregas e integração entre servidores marcam segunda edição de 2025 do evento SouEnap
Escola realizou evento interno com participação de todos os colaboradores entre quinta (4) e sexta (5)
Compartilhe:
A Escola Nacional da Administração Pública (Enap) realizou, na primeira semana de dezembro, a 3ª edição do Sou Enap. O evento reúne todos os servidores e servidoras das seis diretorias e da presidência da Escola, para promover a integração entre pessoas e projetos, com apresentação de painéis com as principais iniciativas e os resultados de destaque de cada área.
Além de apresentar os principais projetos de cada diretor, o Sou Enap, promovido entre quinta (4) e sexta-feira (5), contou com momentos dinâmicos e de descontração. Em um deles, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, respondeu a perguntas enviadas pelos servidores e fez um balanço de sua gestão neste ano.
Houve destaque para eventos estratégicos realizados ao longo do ano, como a Semana de Inovação, que fez parte do calendário pré-COP30, e o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). "Queria falar também da Semana de Inovação, ela teve o tema de clima. Esse ano foi ano de COP então a Enap desenvolveu diversas ações na área climática, virou um evento pré-COP. A gente se fez presente na COP com o lançamento do Holofote Agenda 2030", destacou a presidenta, a respeito da área de sustentabilidade.
Sobre a formação dos novos servidores públicos, a presidenta disse: "Foi um trabalho muito intenso, que exigiu esforço de todas as áreas, a gente teve que fazer uma força-tarefa".
"A gente também ganhou de presente o CPNU 2, e aí não só o curso de formação, mas são dois cursos de formação e também ganhamos a missão de fazer toda a logística, para isso a gente recebeu uma diretoria nova vinda do MGI [Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos]."
A Escola se prepara para formar mais servidores em 2026, pelas duas edições do CPNU, e anunciou que manterá as medidas de inclusão que funcionaram na formação deste ano, como a sala de regulação para pessoas no transtorno do espectro autista, o atendimento psicológico e o curso obrigatório de combate ao assédio. Outra medida mantida é para garantir a equidade de gestantes, lactantes e puérperas, com pausa para amamentação e tempo extra nas provas.
Igualdade de gênero e raça
Em 2025, a Enap realizou ações para promover igualdade de gênero, com cursos exclusivos para mulheres em cargos de liderança e ações para mulheres negras líderes, através das Formações de Iniciativas Feministas (FIF) e Antirracistas (Fiar). Também houve a mentoria para as prefeitas e secretarias municipais e disponibilidade de 60% de vagas afirmativas no programa LideraGov.
Integração
Entre os painéis do Sou Enap, os funcionários da escola puderem relaxar com o show de talentos e karaokê. Já os mais tímidos puderam confraternizar com um lanche nos food trucks no pilotis da Enap. As palestras também tiveram momentos mais divertidos, como quizzes para a audiência revisar os papéis de algumas áreas da escola, como a corregedoria.