Pular para o conteúdo principal
Noticias

Enap promove seminário sobre futuro da Inteligência Artificial no Brasil nesta quarta (10)

Com transmissão on-line, evento será realizado na sede da Escola, em Brasília (DF), a partir das 14h, com líderes, especialistas e formuladores de políticas públicas

Por: Letícia Maciel

Publicado em: 09 de Setembro de 2025

Compartilhe:

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promove o “Seminário IA para o Desenvolvimento Nacional: colocando o PBIA em ação”, sobre Inteligência Artificial e seu impacto no desenvolvimento do país, com discussões sobre a formação de talentos à infraestrutura, da regulação às aplicações práticas, além de uma aula sobre o funcionamento técnico da IA. O evento conta com o apoio da Alandar, da OpenAI e do G’Nova.

Com transmissão on-line, o evento será realizado nesta quarta-feira (10), a partir das 14h, e reunirá líderes, especialistas e formuladores de políticas públicas para discutir o ecossistema brasileiro de IA, a construção do Marco Legal e os caminhos para a inovação nacional. A abertura do seminário contará com a participação da presidenta da Enap, Betânia Lemos, e do líder de Políticas para a América Latina da OpenAI, Nicolas Andrade.

"O seminário se consolida como o principal fórum estratégico de implementação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. Reúne lideranças governamentais, formuladores de políticas, especialistas e inovadores em torno de uma visão comum: tornar o Brasil em um player global em IA, promovendo avanços tecnológicos com responsabilidade social, ética e soberania", afirma Betânia Lemos, presidenta da Enap.

“Este seminário é um chamado para a ação e um marco no debate sobre a Inteligência Artificial no Brasil. Acreditamos que o PBIA é o motor para a inovação e o desenvolvimento sustentável, posicionando o nosso país na vanguarda da transformação digital com responsabilidade e impacto social positivo”, ressaltou a idealizadora do projeto, Patrícia Baldez, coordenadora-geral do Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial (LIIA), vinculado à Diretoria de Inovação da Enap (GNova).

O líder de Políticas Públicas para a América Latina da OpenAI, Nicolas Andrade, destaca a colaboração com a Escola. "Estamos entusiasmados em colaborar com a Enap para este evento tão importante. Acreditamos que o Brasil tem um potencial imenso no campo da IA, e discussões como esta são fundamentais para garantir que o desenvolvimento da tecnologia seja feito de forma responsável, ética e inovadora, considerando as particularidades e os desafios do país."

O seminário da Enap tem a intenção de abrir as portas para o debate e a colaboração entre os setores público, privado e acadêmico, impulsionando a agenda da Inteligência Artificial no Brasil, e visa posicionar o país na vanguarda dessa revolução tecnológica.

Entre os palestrantes confirmados estão:

  • Patricia Baldez, coordenadora-geral do Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial do Governo Federal (LIIA), uma iniciativa da Enap;
  • Deputado Federal Reginaldo Lopes, membro da Comissão Especial de IA da Câmara dos Deputados.
  • Rodrigo Nogueira, líder da Maritaca AI;
  • Renan Gaya, diretor de Estruturação de Dados de Políticas Públicas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI);
  • Cristina Akemi Shimoda Uechi, coordenadora-geral de Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI),
  • e Celina Bottino, diretora de Projetos do ITS.

Também estarão presentes o coordenador do Centro Integrado de Inteligência Artificial do Governo do Distrito Federal (CIIA/GDF), Ricardo Barros Sampaio; a diretora executiva do Centro de Excelência em IA da Universidade Federal de Goiás (CEIA/UFG), Telma Woerle de Lima Soares; o empreendedor e consultor de Empreendedorismo e Inovação do CIIA/GDF, Alex Alberto Cordon Kunze; do líder da Lize Educação, Luiz Gonzaga, e da representante da Alandar, Juliana Iunes.

Serviço:

Seminário IA para o Desenvolvimento Nacional: colocando o PBIA em ação

Quando: 10 de Setembro, das 14h às 19h

Formato: Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Enap: https://youtube.com/live/GVCZsV9viqc?feature=share

Link de inscrição: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/2920/

Parceiros: MGI, MCTI, OpenAI

Apoio: Alandar

Programação:

  • 14h00 - Mesa de Abertura: Betânia Lemos (Enap) e Nicolas Andrade (OpenAI)
  • 14h30 - Painel 1: O Ecossistema Brasileiro de IA: Agentes da Cadeia, Formação de Talentos e Infraestrutura
    • Palestrante: Rodrigo Nogueira (Maritaca)
    • Moderação: Julia Iunes
    • Objetivo: Apresentar uma visão estratégica sobre a complexidade e a diversidade de atores do ecossistema de IA no Brasil, destacando a importância da capacitação técnica e das políticas públicas de P&D.
  • 15h20 - Painel 2: O Futuro da IA no Brasil: Governança, Regulação e Caminhos do PBIA
    • Palestrantes: Renan Gaya (Diretor de Estruturação de Dados de Políticas Públicas, MGI) e Cristina Akemi Shimoda Uechi (Coordenadora-Geral de Transformação Digital, MCTI)
    • Moderação: Patrícia Baldez
    • Objetivo: Promover a interlocução entre Executivo e Legislativo sobre a implementação do PBIA e a formulação do Marco Legal da IA, identificando convergências e desafios.
  • 16h10 - Coffee Break
  • 16h30 - Painel 3: Marco Legal e PBIA - Construindo uma Estratégia Unificada para o Desenvolvimento Nacional
    • Palestrantes: Celina Bottino (ITS) e Patricia Baldez (Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do Governo Federal - LIIA Enap)
    • Objetivo: Apresentar, sob a perspectiva acadêmica e especializada, como aproximar o Marco Legal de IA e o PBIA para a construção de políticas públicas coerentes e efetivas.
  • 17h20 - Painel 4: IA na Vida Real: Soluções Nacionais e Caminhos para a Inovação
    • Palestrantes: Luiz Gonzaga (CEO da Lize Edu), Ricardo Barros Sampaio (Coordenador do CIIA - Centro Integrado de Inteligência Artificial do GDF), Telma Woerle de Lima Soares (Diretora Executiva do Centro de Excelência em IA - CEIA-UFG) e Alex Alberto Cordon Kunze (Consultor de Empreendedorismo e Inovação, CIIA, e Empreendedor)
    • Moderação: Julia Iunes - Alandar
    • Objetivo: Debater como o PBIA tem impactado o desenvolvimento de soluções em IA no Brasil, evidenciando inovações e lições de iniciativas estaduais e regionais.
  • 18h10 - Encerramento: Patrícia Baldez (LIIA - Enap)
  • 18h20 às 19h00 - Coquetel de Encerramento

Sobre a Enap:

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Sua missão é desenvolver as capacidades de governo, qualificar servidores públicos e promover a inovação na gestão pública.

Contato com a imprensa:
Coordenação-Geral de Comunicação da Enap (CGCO/Enap) - comunicacao@enap.gov.br