Pular para o conteúdo principal
Noticias

Na Caravana Federativa, Enap firma parceria com Escola de Governo para levar capacitação a gestores de SP

Programa Enap Aqui levará capacitação presencial para o estado e para a capital paulista

Por: Isabella Cavalcante

Publicado em: 23 de Março de 2026

Compartilhe:

Ascom/MGI

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) firmou parceria com a Escola de Governo do Estado de São Paulo ao programa Enap Aqui. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira (19/3), em evento da Caravana Federativa, em São Paulo (SP).

A parceria, assinada pela presidenta da Enap, Betânia Lemos, contribui para o desenvolvimento de competências estratégicas no âmbito federativo.

Com isso, será possível ampliar a oferta de capacitação para servidores públicos estaduais e municipais no estado de São Paulo e na capital paulista.

Com essa adesão, quatro turmas serão executadas no modo presencial em São Paulo, com a Enap enviando especialistas presencialmente para as oficinas. As turmas serão sobre os seguintes temas:

* Transformação Digital;

* Orçamento;

* Licitações, e

* Mudanças Climáticas.

A Enap apresentou o seu catálogo de iniciativas voltadas a estados e municípios, como o Enap Aqui, uma ação de desenvolvimento que busca fortalecer a gestão pública local, capacitando servidores em temas estratégicos e relevantes para o contexto regional, por meio de uma abordagem híbrida que combina ensino a distância (EAD) e oficinas práticas presenciais.

Também há mais de 900 cursos disponíveis no portal da Escola Virtual de Governo (EV.G), uma plataforma de educação a distância que reúne cursos on-line gratuitos voltados principalmente para capacitação de servidores públicos e para cidadãos em geral, com objetivo de democratizar o conhecimento.

Nos dois dias de evento, também houve atendimento aos gestores estaduais e municipais por uma equipe dedicada da Enap, no estande do MGI, para tirar dúvidas e apresentar as possibilidades de capacitação para estados e municípios.

Caravanas Federativas

A Caravana Federativa em São Paulo teve início na quinta-feira (19), com fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura, e terminou na sexta-feira (20). A Enap participa da iniciativa juntamente com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Em fevereiro, a Enap desembarcou na Caravana Federativa em Maceió (AL), para a oficina "Transformando a gestão pública: catálogo federativo e soluções de gestão e inovação", do MGI.

As principais iniciativas e produtos disponíveis aos gestores estaduais e municipais estão sendo apresentados pela Escola presencialmente, ao longo do ano, em Caravanas por todas as Regiões do país.