Pular para o conteúdo principal
Noticias

Enap promove debate sobre o futuro da inteligência artificial no Brasil

Evento, gratuito, on-line e com certificação, será realizado dia 2 de dezembro

Por: Letícia Maciel do Vale

Publicado em: 01 de Dezembro de 2025

Compartilhe:

Estão abertas as inscrições para o painel “Geopolítica da IA: Oportunidades e Riscos para o Brasil em 2026”, que será realizado no dia 2 de dezembro, às 14h. A atividade será gratuita, on-line e com certificação aos participantes.

O evento, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), será aberto ao público e transmitido pelo canal da Enap no Youtube. As inscrições podem ser feitas pelo link suap.enap.gov.br/vitrine/curso/2962/, até o dia do evento.

O debate abordará sobre a corrida global pela inteligência artificial e o posicionamento do Brasil nesse cenário. Estarão em pauta os desafios para garantir a soberania digital, a infraestrutura de dados e a formação de competências estratégicas no país.

Também será discutida a importância da política “Redata”, criada pelo Governo Federal para estimular data centers, na consolidação de uma rede pública e segura de dados.

Será abordado, ainda, o papel do Serpro na estruturação da infraestrutura tecnológica nacional e sobre a educação digital em outros países para inspirar políticas brasileiras. Por fim, será avaliada a contribuição da academia na produção de conhecimento e na capacitação ética e técnica sobre IA no setor público.


O painel reunirá especialistas no tema, como o diretor de Altos Estudos da Enap, Alexandre Gomide; o assessor da Diretoria de Negócios Econômico Fazendários do Serpro, Sergio Kamache; e o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisador do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Diogo Cortiz.

A moderação do debate será feita pela coordenadora-geral do Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do Governo Federal (LIIA/Enap), Patricia Baldez.

Programação

14h -14h15

Início

14h15-14h30

Boas-vindas com Alexandre Gomide (Enap)

14h30 

Painel
Patricia Baldez (Enap) - moderadora; Sergio Kamache - (Serpro); e Diogo Cortiz (PUC-SP e NIC-br)

Rodada de perguntas da moderadora para os convidados

Perguntas e respostas do público

15h30

Encerramento

Saiba mais sobre os participantes:

Alexandre Gomide – Doutor m Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP), com período pós-doutorado na Universidade da California, San Diego. É da carreira de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), professor permanente dos programas de mestrado e doutorado em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV). Atualmente, é diretor de Altos Estudos da Enap.


Sergio Kamache - Formado em Ciência da Computação, pós-graduado em Engenharia de Software e Docência do Ensino Superior, com mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia da informação, tendo atuado tanto no desenvolvimento de soluções quanto na gestão de equipes e projetos de alta complexidade, em sua maior parte voltados para a esfera pública. Atualmente é assessor da Diretoria de Negócios Econômicos Fazendários do Serpro e representante da empresa no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.

Diogo Cortiz - Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pesquisador do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e colunista no UOL. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com PhD fellowship pela Université Paris I - Sorbonne. MBA em Economia Internacional pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Neurociência. Foi pesquisador visitante na Queen Mary University of London.

Patricia Baldez - Em 2024, indicada pela Instituição Apolitical como uma das 100 pessoas mais influentes em IA para o Setor Público do mundo. Graduada em Comunicação e História. Pós-graduada em Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Análise de Dados. Certificada pelo Programa LideraGov. Servidora do Executivo Federal desde 2008. É coordenadora-geral do Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial do Governo Federal, vinculado à Diretoria de Inovação da Enap (GNova), espaço de desenho e aceleração de projetos de IA para solução de problemas públicos, promoção do debate e incentivo à capacitação de servidores sobre inteligência artificial.

Serviço

Painel “Geopolítica da IA: Oportunidades e Riscos para o Brasil em 2026”
Data: 2 de dezembro
Horário: 14h

On-line pelo canal da Enap no YouTube

Inscrições gratuitas
Com certificação para os participantes