Pular para o conteúdo principal
Noticias

Fernanda Santiago defende igualdade de gênero e raça no sistema tributário e no serviço público no novo episódio do PodEcast

A procuradora da Fazenda Nacional e ex-assessora especial do Ministério da Fazenda também aborda a superação de barreiras sociais como mulher negra

Por: Rudá Moreira

Publicado em: 13 de Outubro de 2025

Compartilhe:

Fernanda Santiago, procuradora da Fazenda Nacional e ex-assessora especial do Ministério da Fazenda, é a convidada do sétimo episódio da segunda temporada do PodEcast, o podcast produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para que mais mulheres possam.

O programa pode ser assistido pelo canal da Enap no YouTube ou escutado pelo canal do PodE no Spotify.

A convidada do mais recente episódio do PodE discute sua trajetória de bolsista até chegar a assessora especial do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cargo que ocupava quando a entrevista foi gravada, em 7 de maio de 2025.

Ela destaca a superação de barreiras sociais como mulher negra, seu início de carreira na Polícia Rodoviária Federal (PRF) e sua transição para a carreira de advogada tributária. A especialista em tributação também aborda sua defesa da igualdade de gênero e raça, particularmente no sistema tributário e no serviço público.

A procuradora da Fazenda destaca o entrave para que mulheres acessem o poder na sociedade patriarcal, caracterizada por privilégios masculinos e monopólio da violência nas mãos dos homens. Ela observa que as mulheres estão começando a fazer parte de instâncias decisórias, ocupando outros lugares em um processo de lutas.

Para Fernanda, a representatividade feminina e negra no Congresso Nacional é crucial para que os interesses, direitos e expectativas da maioria da população brasileira sejam atendidos. Ela acredita que, embora a representação não garanta que toda mulher defenderá os direitos das mulheres, estudos mostram que há mais chances de que isso aconteça com maior representação.

“Quando eu vejo que estamos fazendo reformas tributárias, estamos pensando reformas tributárias para ir de encontro aos privilégios patrimonialistas que durante anos foram se fixando no Brasil, isso para mim é excelente. Isso alimenta a minha vontade de trabalhar”, revela.

Ela também destaca, na conversa com a filósofa e escritora Marcia Tiburi, a importância de grupos feministas que discutem tributação, como o grupo de tributação em gênero formado por procuradoras da Fazenda Nacional e advogadas.

“É a primeira vez que nós temos uma análise anti-discriminatória explícita na Constituição, que vem desse grupo de estudos de mulheres. Então imagina o que seria da nossa legislação se nós tivéssemos uma maior representatividade feminina e feminina e negra no Congresso Nacional.”

Sobre o PodEcast
O protagonismo e a voz das mulheres são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A participação ativa das mulheres em espaços de poder e decisão contribui para a promoção de políticas públicas mais inclusivas e representativas.

Assim surge o PodEcast, um projeto da Enap que faz parte do programa de Formação e Iniciativas Feministas (FIF), com entrevistas que falam sobre os desafios vivenciados pelas mulheres.

Um espaço de aprendizado inclusivo, explorando trajetórias, experiências, trocas, estudos e observações em busca de uma profunda compreensão dos caminhos para superar barreiras de gênero e alcançar posições de influência e decisão dentro das organizações e da sociedade.

Como assistir ou escutar o novo episódio:

- Canal da Enap no YouTube

- Canal do PodE no Spotify

Ou acesse o link abaixo e assista a todos os episódios disponíveis pela sua plataforma preferida: 

https://linktr.ee/EnapPodEcast