Futurista defende que escola crie condições para tomada de decisão em meio a incertezas
Rosa Alegria destacou como metodologias prospectivas podem fortalecer a educação e preparar jovens para um mundo em transformação
Compartilhe:
A futurista Rosa Alegria destacou que a educação precisa transcender o ensino tradicional de conteúdos. Na tarde desta quarta-feira (01/10), ela proferiu a palestra “O futuro que se aprende na escola: preparando as juventudes para as mudanças”, parte da programação da Semana de Inovação 2025 que a Enap promove em Brasília. Para ela, o papel da escola é criar condições para que os estudantes desenvolvam competências de leitura de cenários, análise crítica e tomada de decisão em meio às incertezas.
“O futuro não existe até que seja criado. Ele nasce da nossa habilidade de imaginar caminhos possíveis e de agir para torná-los realidade”, afirmou ela. O encontro reuniu gestores públicos, educadores e pesquisadores em torno de uma reflexão central: como preparar crianças e adolescentes para exercer protagonismo em um contexto de transformações aceleradas na sociedade, na economia e na tecnologia.
Ao relacionar passado, presente e futuro como dimensões interdependentes, Rosa apontou que a educação deve estimular uma visão sistêmica. “O passado e o futuro devem calibrar nossas escolhas. A escola precisa fazer isso para preparar as juventudes de forma plena”, disse ela. Essa abordagem, segundo Rosa, contribui para que os estudantes entendam o tempo presente não como um fim em si, mas como um espaço de transição e construção de alternativas.
A especialista também lembrou que o futuro não deve ser interpretado como destino, mas como possibilidade aberta pela ação humana. “Muita gente acha que o futuro é um destino. Não é. Através da ação, podemos criar alternativas e escolher caminhos diferentes”, defendeu ela.
A palestra reforçou a vocação da Semana de Inovação 2025 como espaço de diálogo entre conhecimento científico, metodologias aplicadas e políticas públicas. Ao propor que a escola se torne um laboratório de futuros, Rosa destacou a urgência de integrar inovação educacional às estratégias governamentais de longo prazo, criando condições para que as juventudes brasileiras sejam protagonistas da transformação social e tecnológica.
Sobre a SI 2025
A Semana de Inovação 2025 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Tribunal de Contas da União (TCU). Nesta edição, inclui a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério da Saúde.
O patrocínio master é da Caixa Econômica Federal. Também são patrocinadores a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), a Itaipu Binacional, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Tik Tok, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Banco do Nordeste do Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Brasil.
O evento conta com apoio da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e da Fundação Dom Cabral.